
Quem controla nossos corpos?
A artista plástica Beatriz Coelho foi presa neste domingo (30), após fazer “topless” em uma praia. Beatriz estava em um momento de descontração, com amigas, quando foi surpreendida pela polícia. Ela foi conduzida à delegacia, sem demonstrar qualquer resistência e teve os pés algemados.
Fazer “topless” não é crime no Brasil. Porém, pode ser interpretado como ato obsceno, tipificado pelo artigo 223 do Código Penal. Por não haver um rol taxativo, sua interpretação ficará à mercê dos agentes públicos.
Seios não são órgãos sexuais ou reprodutivos e, portanto, não deveriam ser razão para alarde. Ademais, não se tem notícia de homens-cis sendo presos e algemados por estarem sem camisa em um domingo de sol.
A prisão de Beatriz Coelho é simbólica, pois nos mostra o quanto corpos femininos são controlados e censurados quando não servem ao deleite masculino. Vale lembrar que Beatriz é uma mulher lésbica que não performa feminilidade e teve seus pés algemados sem oferecer qualquer resistência à prisão.
Que não nos furtemos do direito de lutar por nossa liberdade e que a violência policial, a misoginia e a lesbofobia envolvidos nessa prisão não mais se repitam.