Hoje, 11 de agosto, é celebrado o Dia da advocacia.
A carreira jurídica por si só é extremamente dispendiosa. São anos de dedicação e o estudo é parte não só da formação acadêmica, mas fator intrínseco ao dia a dia da profissão.
Quando tratamos sobre a advocacia especializada nos direitos das mulheres – a advocacia feminista, as agruras são multiplicadas. Isso porque temos como adversários tórridos não só a justiça morosa, ações intermináveis e a desvalorização da advocacia. Toda a estrutura social está do lado oposto ao nosso, incluindo o Poder Judiciário. Afinal, todo o machismo e conservadorismo presentes em nossa sociedade se traduzem nas decisões absurdas e incontáveis violências perpetradas contra nós diariamente.
Contudo, é gratificante perceber que todo o esforço tem surtido efeitos significativos em nossa justiça. Cada demanda que enfrentamos é uma oportunidade de operar profundas mudanças – sensibilizando grandes tribunais e até mesmo os legisladores.
Além disso, gostaria de agradecer à minha fiel parceira paolla pelos dias de luta e os de glória, sem você Pa, a nossa advocacia não seria a mesma. Sou grata demais pelos dias, pelo aprendizado diário e pela paciência. A nossa lindeza que nós faz rir todos os dias @flavia e que nos engrandece com sua força e dedicação.
E se eu deixasse de falar da Gabi @gabriela que é essa profissional incrível, tão dedicada e estudiosa, tão sensível e tão forte e a Carol @caroline por ser essa parceira sempre pronta pro front a minha homenagem ao dia da advocacia estaria incompleta. Obrigada por tanto, minhas advogadas maravilhosas.
Há sim o que comemorar. Mas também há muito para conquistarmos. Feliz dia da advocacia à todas e todos que dedicam suas vidas a garantir direitos! Em especial às minhas colegas de luta que divide o tatame da advocacia feminista!
Avante!