Em 1980 o dia 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.
O movimento teve início em São Paulo, a partir do ato que reuniu mulheres nas escadarias do Teatro Municipal em protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.
Não podemos deixar de enfatizar que, desde então, a legislação mudou para proteger mulheres vítimas de violência.
Com certeza A Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (13.104/2015), que prevê circunstância qualificadora do crime de homicídio e inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos, são duas grandes vitórias para nós.
Mas, ainda assim, os dados atuais são alarmantes! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídios do mundo: 4,8 para 100 mil mulheres.
Esse é apenas um entre tantos outros índices que nos mostram a importância de reconhecer que a violência é uma realidade e ela existe na vida de milhares de mulheres que fazem parte da minha família e da sua.
Por isso, a mensagem que eu quero deixar neste dia para você é que, enquanto existir violência à mulher, o melhor caminho que podemos trilhar para enfrentá-la será debater e buscar soluções para combatê-la.
Não se cale. Denuncie. Ligue 180 ✋