O que é a Guarda?

A guarda de um filho é a definição do mais importante na vida do seu filho. O primeiro ponto a saber é que, morar junto não significa guarda, se você não tem uma sentença judicial, você não tem a guarda! 

Outro ponto importante é que a guarda não se confunde com convivência, a chamada “visita” e nem com pensão alimentícia. É possível ter guarda sem morar junto e quem tem guarda compartilhada paga pensão alimentícia. 

Vamos explicar melhor? 

➡️ Guarda compartilhada: essa é a modalidade padrão no Brasil. Significa que ambos os genitores têm o dever de cuidar e decidir tudo sobre a vida do filho. Onde estuda, qual é o plano de saúde e todas as decisões cabem aos dois. Quem mora com o filho, tem lar de referência e quem não mora, tem direito à convivência e paga a pensão. 

➡️ Guarda unilateral: nesse tipo de guarda o filho reside com um dos genitores e esse genitor toma as decisões sobre a vida do filho. O outro genitor continua tendo direito à conviver e também o dever de pagar pensão. 

E quando o genitor não cumpre, não busca e não se importa? Ou quando existe violência contra a mãe e acusações de alienação parental? 

Bom, são muitas informações para um único post, mas no dia 14, Dia das Mães, vou liberar um presente para que você nunca mais tenha essas dúvidas. Acompanhe!

#direitos #guarda #convivência #filhos #mães 

Compartilhe
informação:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Fique por dentro!

Fique por dentro das principais notícias da Advocacia para as Mulheres

Assine a nossa Newsletter

Insira o seu email aqui*

CONTINUE SUA LEITURA

Conteúdos relacionados