Lei Maria da Penha

Há 17 anos, um marco histórico se estabeleceu no Brasil, trazendo consigo uma onda de esperança e proteção para milhares de mulheres e meninas que sofriam em silêncio nas sombras da violência doméstica. Em um dia como hoje, a Lei Maria da Penha nasceu, carregando consigo o nome de uma mulher corajosa que não se calou diante da dor e da injustiça.

Desde o momento em que essa lei foi promulgada, um poderoso raio de luz atravessou a escuridão que muitas mulheres enfrentavam em seus lares. E a cada dia que passava, milhares e milhares de vidas foram salvas, pois finalmente havia uma ferramenta legal para amparar aquelas que eram vítimas de abuso físico, psicológico, emocional e patrimonial.

A Lei Maria da Penha trouxe consigo a proteção e a conscientização. Ela ergueu a voz por todas aquelas que não conseguiam se fazer ouvir, empoderando-as para romperem com o ciclo de violência e recomeçarem suas vidas com dignidade e segurança.

Olhando para trás, podemos ver as inúmeras histórias de superação e resiliência, onde mulheres e meninas encontraram coragem para denunciar seus agressores e buscar uma vida livre de violência. Mas também sabemos que ainda há muito a ser feito, muito a ser avançado.

Ainda há muitas mulheres e meninas que precisam conhecer seus direitos e entender que não estão sozinhas, que há uma rede de apoio pronta para acolhê-las e protegê-las. Ainda há muitos agressores que precisam ser responsabilizados por suas ações e aprender que o amor não é sinônimo de controle ou agressão.

Em meio a esse caminho desafiador, a própria Maria da Penha nos inspira com suas palavras de sabedoria e encorajamento: “Denuncie! Denuncie sempre! Não tenha medo de lutar por seus direitos e sua vida. O silêncio aprisiona, a denúncia liberta. Juntas somos mais fortes!”

Essa mensagem ressoa com todas as mulheres e meninas que, assim como Maria da Penha, enfrentaram seus medos e encontraram forças para denunciar e buscar justiça. Cada passo em direção à denúncia é uma chama que ilumina a escuridão, levando-nos a um futuro mais igualitário e seguro para todos.

Viva Maria da Penha!

Compartilhe
informação:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Fique por dentro!

Fique por dentro das principais notícias da Advocacia para as Mulheres

Assine a nossa Newsletter

Insira o seu email aqui*

CONTINUE SUA LEITURA

Conteúdos relacionados